Saiba mais

A produção técnico-tecnológica (PTT) cujo escopo foi a intervenção na EMEI Kimimo Boa Vista é fruto da pesquisa realizada neste campo empírico, cujo título é: “Estou por um triz de dar passos atrás”: os dilemas da coordenadora pedagógica da Escola Kimimo Boa Vista – Seabra-BA – frente à concepção de Alfabetização na Educação Infantil. A investigação realizada e este projeto de intervenção se constituem requisitos para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógica e estão intimamente ligados teórico e metodologicamente. Este (PTT) que aqui se materializa se trata de um portfólio da documentação pedagógica como dispositivo de formação de professores. O portfólio na área educacional é historicamente ligado à técnica de acompanhamento e avaliação da aprendizagem de um sujeito ou de um grupo a partir de registros – geralmente das crianças da Educação Infantil. Todavia, este portfólio assume o compromisso de documentar a experiência formativa de professoras, na intenção de que essa documentação se torne dispositivo para seguir retroalimentando os saberes deste grupo que compartilha, como também fomentando o estudo de outros docentes. Sem perder de vista o caráter de acompanhamento e, de certa forma, avaliativo, do processo de aprendizagem de um grupo – de professoras –, tomo do que diz Shores e Grace (2001) sobre portfólio das crianças para analogamente conceituar o que pretendemos alcançar com a organização desse portfólio da documentação pedagógica: “o portfólio é definido como uma coleção de itens que revela, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criança […]” (SHORES; GRACE, 2001, p. 43). Então, é uma oportunidade de também analisar o percurso da formação e experiência de um grupo de profissionais durante os anos de 2022 e 2023 e, nesta perspectiva, o portfólio poderá suscitar a ressignificação das práticas formativas e pedagógicas de professores e coordenadores pedagógicos. Para saber mais, acesse o Trabalho de Conclusão de Curso e conheça o apêndice neste contido.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos comentários

Nenhum comentário para mostrar.